Não saber dividir a conta pessoal e empresarial é um erro que muitos cometem e o resultado traz problemas


 

Como você usa a sua conta?

Se você tem um negócio, uma das principais regras de finanças é separar a conta da pessoa física com a da pessoa jurídica. Não é fácil gerir um negócio e a falta de controle é uma das características que mais atrapalham as pessoas. Isso é algo comum, muitos dos meus clientes me procuram para que eu possa ajudá-los na administração e autocontrole.

Você pode não perceber, mas pequenas ações podem se transformar em grandes problemas. Por exemplo, você tem o costume de pagar suas despesas pessoais com a conta da empresa? Com o passar do tempo, isso se tornará rotineiro e perder o controle será um dos resultados. Não ficará nítido quais são os lucros que a sua empresa está gerando, podendo levar a decisões erradas por conta disso.

A falta de controle pode até impedi-lo de crescer! Sem planejamento dificulta o caixa para investimentos. Lembre-se também que essa confusão entre o dinheiro da empresa, o seu dinheiro e o dos sócios, pode até cair na malha fina da Receita Federal. Afinal, toda movimentação precisa estar controlada e contabilizada, e esses saques pessoais podem ser entendidos como sonegação fiscal.

Existem algumas fontes de renda que o dono ou sócio podem retirar da empresa, como o Pró-Labore, Lucro e Dividendo.

Pró-Labore: é a fonte de rendimento sobre o trabalho do sócio ou dono.

Lucro e Dividendo: Após todos os custos e despesas, o que sobrar são os lucros de seu negócio. Eles podem ser distribuídos entre os sócios.

 

Fuja da cilada financeira!

Não caia nessa cilada financeira! É preciso entender que vida privada e a empresa possuem administrações diferentes, autônomas. As finanças da empresa não podem estar relacionadas às finanças pessoais. O empresário deve receber uma remuneração fixa, desde que pré-determinada e que caiba no orçamento do negócio.

Uma das dicas é se enxergar como um funcionário, que recebe salário e benefícios, por exemplo.

Eu sei, a tarefa não é fácil. Mas estou aqui para te ajudar! Juntos podemos definir um melhor planejamento para as suas despesas financeiras. Além de retomar o controle dos seus gastos!

 

E se você gostou dos nossos artigos, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.