somos-a-media

A Bíblia, os provérbios chineses e tantas outras menções populares, confirmam o que nossos pais e avós nos diziam de uma forma mais didática quando éramos crianças e adolescentes: menino (a), “diga-me com quem tu andas e direi quem tu és”.

E realmente, nós somos a média das pessoas que mais convivemos.

Vamos dizer que uma pessoa quer começar uma dieta alimentar, faz sentido ela andar com pessoas que possuam o mesmo objetivo que ela ou com pessoas que vão à churrascaria todos os dias?

Vejamos outra situação. Uma pessoa quer passar em um concurso público, com quem ela deve conversar a respeito deste assunto, com outros concurseiros ou com uma pessoa que quer abrir o próprio negócio?

Enfim, isto vale para todas as áreas da vida, inclusive a financeira.

As pessoas normalmente têm crenças muito negativas quanto ao dinheiro e devido a isso, elas detestam falar de dinheiro. Exemplo, chegue para os seus amigos e fale que “quer ser rico”, pode ter certeza que a maioria irá tirar sarro de você ou julgar como ganancioso, interesseiro, etc. Contudo, haverá aquelas pessoas que irão falar que também desejam ser. Esta é uma boa pessoa para você conversar sobre dinheiro.

Se você estiver sentado em uma mesa no qual você é o mais inteligente financeiramente, pode ter certeza, você não aprenderá muito com os demais. Se possível, sente-se à mesa em que você seja a pessoa menos inteligente financeiramente, isto sim fará com que você aprenda algo, nem que seja por osmose.

Não estou dizendo para você mudar de amigos ou só ter amigos ricos, o fato é que existe muita gente pessimista e negativa, acredite, pessimismo e negativismo são contagiosos. Estas pessoas reclamam de tudo e de todos, se está chovendo reclamam porque está chovendo, se estiver muito calor, reclamarão do calor e se está frio, aguarde, elas irão reclamar do frio. Imagina você dizendo que você vai investir um dinheiro no Tesouro Direto, elas nem sabem o que é isto, contudo dirão: “ah, pra que mexer com isso? Deixa o dinheiro quieto lá na poupança”. Infelizmente, nós acabamos adquirindo esse negativismo e concordando com tudo.

Agora vamos imaginar o contrário, pense naquele seu amigo super otimista, que goste de falar em dinheiro, fale a mesma frase para ele. Simples palavras de otimismo irão te estimular a continuar estudando finanças e a investir. Capaz até vocês discutirem o assunto com mais profundidade, marcar outro dia para falar sobre isto, e assim todo o contexto mudará.

Portanto, converse sobre finanças com pessoas que gostem deste assunto e se possível que elas possuam um maior nível de conhecimento que o seu.

 

Entre em contato conosco e conheça um pouco mais do Coaching Financeiro, descubra como ele pode te ajudar a se livrar das dívidas e ter uma Independência Financeira.

Facebook: @coachthiagosouza
E-mail: thiagosouza@institutots.com.br
Whatsapp: (14) 99717-1987

 

Abraços,

Thiago Souza

 

Leia também:

MarcadorAfinal, o que é Coaching Financeiro? – Entenda como o Coaching Financeiro pode te ajudar

MarcadorMaterial de Apoio – Desenvolva a sua inteligência Financeira

MarcadorPalestras – Educação Financeira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.