Para ter o controle financeiro, o orçamento não pode ficar de fora

 

Cuide do seu dinheiro

Já imaginou ter mil reais sobrando todo mês? Agora imagine o que você faria com esse dinheiro… talvez aproveitaria para comprar uma televisão nova, um celular mais moderno, utilizaria o que sobrou para satisfazer alguma vontade. Afinal, depois de trabalhar o mês inteiro é preciso se dar ao luxo, certo? Nem tanto.

Não saber utilizar o dinheiro é um erro grave e que uma hora ou outra, trará consequências. Sabe como é possível melhorar isso? Por meio de um orçamento financeiro, seja familiar ou pessoal.

O orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro que contribui para a realização de sonhos e projetos. E para que esse planejamento seja bom, é preciso saber aonde se quer chegar, além de estabelecer metas claras e objetivas. Por isso que eu digo para meus clientes e amigos, é preciso colocar no papel! Toda a movimentação de recursos financeiros – rendas, gastos e investimentos – precisam estar anotados e organizados. A falta de organização atrapalha a ver o que precisa ser melhorado.

 

A importância do orçamento financeiro

Se você não o leva a sério, é preciso mudar isso! Pois é por meio dele que é possível avaliar sua vida financeira e definir prioridades que terão impacto no dia a dia. O orçamento pode te ajudar em:

  • Conhecer a sua realidade financeira;
  • Definir prioridades;
  • Organizar a vida financeira e patrimonial;
  • Administrar imprevistos;
  • Melhorar hábitos de consumo.

O orçamento é uma previsão de um gasto futuro. Você já sabe quanto vai receber de salário e em cima disso você faz o planejamento. É importante também dividi-lo em 3 etapas: sonhos, qualidade de vida e burocracia.

-Para os sonhos, destine um valor no orçamento para que possa acontecer, seja uma viagem, um curso… é a hora de pensar em você.

-Qualidade de vida são as coisas que trazem alegria e bem estar no dia a dia. Enquanto não realiza os sonhos, você tem uma qualidade de vida boa.

-E a burocracia, são os gastos corriqueiros, não são sonhos e nem qualidade de vida. É preciso pensar nos gastos com as necessidades e depois com os desejos.

Proponho a seguinte divisão!

orçamento financeiro

Quando você faz essa divisão do seu salário, fica mais fácil planejar o orçamento financeiro e realizar desejos. Lembre-se que o ideal é gastar na proporção que ganha, nunca a mais! Essa é apenas uma parte do que você pode fazer para uma vida financeira melhor e eu posso te ajudar muito mais!

E se você gostou do artigo, continue nos acompanhando. Tem sempre novidade por aqui!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.