Não saber gastar é um dos grandes problemas da classe média!


 

A classe média e os problemas financeiros

Já parou para pensar que a classe média é uma das camadas da população que mais sofre com planejamento financeiro? Não é tão difícil entender o porquê, afinal, essa é a maior parcela da população que sonha alto e são direcionados a programas de créditos, campanhas publicitárias e dívidas.

Pense da seguinte forma, um casal de classe média batalha para ter a casa própria e consegue com a ajuda do crédito. Porém, paga as prestações com muito sofrimento e no fim, mal consegue arcar com os outros custos, como impostos, manutenção e decoração.  Eles se arrependem da aquisição, que provavelmente é a única na vida, e ao invés de aprenderem a tomar decisões melhores no futuro, se limitam a melhorar com o erro.

Ao invés de buscar uma vida de qualidade, não só esse casal, mas também muitas pessoas na mesma situação, passam a ter uma vida de impostos, limitações e custos. Um dos grandes problemas não é o quanto recebemos pelo nosso trabalho ou os nossos investimentos, mas a nossa forma de consumir que determina a saúde financeira. Claro que, a renda é um limitador das nossas escolhas. Mas pense, ainda temos o poder de escolha! Você pode escolher como quer gastar o seu dinheiro e isso fará uma diferença enorme.

Lembre-se, muitas das dificuldades financeiras estão relacionadas ao fato de que acreditamos que podemos adotar um padrão de vida mais elevado. A questão é que a renda na maioria das vezes não permite, resultando em um padrão de vida insustentável. Neste caso, mudar hábitos é fundamental! 

 

Tenha consciência das suas finanças!

Ter a consciência das suas finanças é muito importante e se você não sabe como fazer isso sozinho, eu posso te ajudar. Um acompanhamento profissional faz toda a diferença para entender a melhor forma de usar o seu dinheiro. É o que eu sempre digo, não é você que tem que trabalhar para o dinheiro, mas sim, ele trabalhar para você!

Saber consumir e gastar da forma correta é fundamental no planejamento financeiro. Mais do que isso, guardar e investir. Não deixe para o futuro o que pode fazer hoje! Sua vida financeira agradece.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.