O parcelamento é uma das primeiras escolhas dos consumidores. O problema é que a maioria não se atenta aos riscos!


 

O parcelamento é a escolha certa?

Quando o assunto é dinheiro, muitas dúvidas surgem nas pessoas. E isso é normal!  Afinal, entender sobre finanças leva um tempo. Uma das dificuldades comuns entre os consumidores é saber se vale a pena o parcelamento de algo ou não.

 

Eu sei, você já parcelou muitas compras, não é mesmo? E depois? Conseguiu pagá-las sem dificuldades? Se a resposta for não, é preciso mudar o seu planejamento financeiro. Costumo dizer para meus clientes que tudo tem os seus dois lados, neste caso, parcelar uma compra que não tem acréscimo de juros matematicamente é vantajoso. Pois, você pagará por algo aos poucos ao longo dos próximos meses.

Mas, a realidade é bem diferente, já que a maioria não consegue se organizar e acaba parcelando outras compras e gastando todo mês o dinheiro que deveria ser destinado para essas “dívidas”.

Confira alguns motivos para evitar cair nessa furada!

 

  • Compras por impulsos

As chances de comprar por impulso são muito maiores! Você pode não ter o dinheiro na hora para comprar algo que queira, mas pode parcelar. Sem perceber todas as suas compras podem seguir essa linha de pensamento e ao final do mês o cartão estará no limite e você endividado.

  • Seu limite estará comprometido

Quando você tem muitas parcelas de compras no cartão, seu limite fica comprometido. Uma vez que é o valor total da compra que é contabilizado no cartão de crédito. Pensando nisso, caso você precise utilizá-lo para alguma emergência, não conseguirá. Já que o limite foi utilizado.

  • A fatura virá alta

Muitas parcelas, fatura alta. Todo mês você corre o risco de pagar uma fatura muito alta e que te impede de guardar dinheiro. No fim, se tornará uma bola de neve e uma situação difícil de sair.

 

Pense financeiramente!

Esses são apenas alguns exemplos de motivos que mostram não ser uma boa escolha o parcelamento. Se você tem o dinheiro, não deixe de comprar à vista! Depois, todo mês, deposite o valor que você pagaria em parcelas para você mesmo. Assim o dinheiro gasto retorna para sua conta.

São pequenas mudanças e atitudes que podem tornar a vida financeira mais fácil, além de mais bem planejada. Para não cair em furada é preciso estar disposto e claro, contar com a ajuda de quem entende. Eu posso te ajudar nisso! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.